1º Ano EM
Carga horáia: 3h
Carga horáia: 3h
Objetivo
Interpretar
e utilizar modelos para explicar determinados processos biológicos, como a
organização do código genético, a duplicação do DNA, a transcrição do RNA e a
síntese de proteínas.
Conteúdos
Conhecimentos sobre o código genético e
fabricação de proteínas.
Compreensão do papel de cada um dos
principais tipos de RNA (RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico)
no processo de síntese de proteínas.
Utilização de uma
tabela de código genético para prever, a partir da sequência de base de um DNA
ou de um RNA, a composição de aminoácidos no polipeptídio produzido.
Proposta de Atividades
Situação 1:
Fazer alguns questionamentos
para os alunos ao apresentar a imagem do slide 1 (em anexo):
- Pelas imagens presentes é possível identificar o tema que será tratado?
- Qual a relação das proteínas com as imagens?
Em seguida apresentar aos
alunos um texto (slide 2) retirado da internet sobre suplementos alimentares. Uma pequena discussão será estabelecida com a turma sem perder de vista
alguns conceitos presentes no texto como aminoácidos, proteínas e IMC, por
exemplo. Os questionamentos a seguir ajudam o aluno a interagir com o texto e a
discussão. Também tem a finalidade de nortear o debate, evitando sair do tema
em questão.
- O que são suplementos alimentares?
- Conhecem algum produto comercial?Alguém já tomou?
- Com que finalidade?
- É necessária orientação médica e/ou nutricional?
- Suplementos alimentares é a mesma coisa que anabolizantes?
- Quais os aminoácidos mais explorados pelo mercado de suplementos alimentares?
- Como esses aminoácidos se reorganizam no organismo de modo a constituir proteínas?
Situação 2:
Distribuir os alunos
em grupos de 11 pessoas, cada grupo deverá construir sua maquete de síntese de
proteínas a partir de um modelo guia (em anexo). Os materiais requeridos para a
construção da maquete foram solicitados com antecedência para esta aula. Com o
auxilio do professor e do livro didático, os alunos devem reconhecer o RNAm,
RNAt, RNAr e suas funções na síntese de proteínas. Assim como devem usar a
tabela de aminoácidos (presente no livro didático) para compor uma cadeia
polipeptídica.
Situação 3:
Os grupos deverão
apresentar seu modelo e simular como ocorre a síntese de proteínas. Após a apresentação de cada grupo será feita
intervenções para sanar possíveis equívocos e reafirmar alguns conceitos usados
durante na aula.
Formas de Avaliação
Observação, registro e análise:
- Dos conhecimentos que o aluno já possui sobre os temas e conceitos que serão estudados;
- Dos procedimentos do aluno enquanto realiza as atividades de estudo.
Atividade de
reconhecimento, em representações (modelos, desenhos) dos diferentes tipos de
RNAs e da síntese de proteínas.
Atividade de utilização de
tabela de código genético para prever, a partir da sequência de base de um DNA
ou de um RNA, a composição de aminoácidos no polipeptídio produzidos.
Verificação da
aquisição de nomenclatura específica da dísciplina no discurso oral e produção
dos estudantes.
Referencias
MUSCULAÇÃO E AMINOÁCIDOS INDUSTRIALIZADOS. Disponível em: Acessado em: 03. Set
2013.
Fig2
Materiais:
1 Prancha de isopor;
1 Estilete para recortar isopor;
4 Pinceis de cores diferentes;
1 Régua de 50 cm.
1 Mesa
2 Cadeiras
Montagem:
Desenhar na na prancha de
isopor o modelo da fig. 1 acima, adequando suas proporções para evitar o desperdício de material, recortar nas linhas indicadas.
Considerar que o
recorte do encaixe é livre, basta apenas definir como será o encaixe entre as
bases nitrogenadas, as demais trincas devem obedecer ao mesmo padrão, de
preferência opte por linhas retas para facilitar o corte do isopor.
Lembre-se
que toda proteína começa com o aminoácido Metionina, portanto, sua cadeia de RNAm deve começar pelo códon com as bases nitrogenadas correspondentes a esse aminoácido. O códon final do RNAm corresponde a uma trinca
“Stop” que sinaliza o final da síntese de proteína, essa trinca não codifica nenhum
aminoácido.
Use a Tabela do código genético
para identificar os aminoácidos que farão parte de sua cadeia polipeptídica.
Um conjunto de alunos
(seis pessoas) deve ficar com as trincas que formam os códons do RNAm, organize-os lado a lado
(de mãos dadas se possível) na sequência que preferir, lembrando-se do primeiro e do ultimo códon da cadeia.
Os demais alunos (cinco pessoas) ficarão com os
anticódos do RNAt e seus respectivos aminoácidos, estes alunos devem ficar
livres.
Use a mesa e duas cadeiras da sala de aula fig 2, para representar o
ribossomo e identifique o sítio A e o sítio P.
Pronto, com as orientações do
professor e da leitura de síntese protéica, organize da melhor forma para a
representação do processo de síntese de proteínas.
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