4 de jul. de 2016

Fotossíntese


1º Ano - Biologia - 2h

Objetivo
Compreender a organização e o funcionamento celular reconhecendo o papel da evolução na produção de padrões e processos biológicos.

Conteúdos
Aspectos do metabolismo energético: fotossíntese.
Conceito de fotossíntese.

Proposta de atividades

Situação 1
Verificar com a turma de alunos o que eles já conhecem ou entendem sobre fotossíntese, para isso faremos uma série de questionamentos com uso de algumas imagens.

Apresentar em slides ou desenhar no quadro a seguinte imagem:
 

· Quais partes básicas podem reconhecer na figura?
· Do quê as plantas precisam para crescer?
· Como as plantas se alimentam?
· Pela resposta ao item anterior podemos deduzir que as plantas têm nutrição heterotrófica ou autotrófica?
Apresentar o seguinte texto:

Nutrição das Plantas
É por meio da alimentação que todo ser vivo fornece a energia necessária para a realização de suas atividades orgânicas como: crescimento, renovação de suas células e reprodução.
As plantas são autotróficas, ou seja, toda planta realiza um “processo” de produção de alimentos que ocorre em presença da energia solar. Para realizar esse “processo” é necessário que a planta tenha clorofila a (um pigmento verde que absorve a energia solar); a planta necessita também de água e sais minerais, que normalmente as raízes absorvem do solo, e ainda de gás carbônico do ar, que penetra na planta através das folhas.
Através desse “processo” alimentar, as plantas produzem o gás oxigênio e a glicose. Com a glicose a planta fabrica outras substâncias, como o amido e a sacarose. O amido é encontrado, por exemplo, na batata e no feijão. A sacarose é o açúcar que costumamos usar para adoçar o café, os sucos, entre outras coisas.

· Na figura a seguir preencha as lacunas com alguns dados retirados do texto.



· O texto lido descreve o “processo” pelo qual a planta produz seu próprio alimento. Que nome científico tem esse processo?
· Quais informações do texto você usaria para traduzir a palavra “fotossíntese”?
· Quem absorve a energia solar nas plantas?


Situação 2
Nessa atividade prática os alunos poderão observar a presença das clorofilas e de outros pigmentos presentes nas plantas.

Aula prática de Cromatografia

Material
Folhas verdes (de qualquer planta) e outras de cor diferente.
Álcool
Papel absorvente (higiênico, guardanapo ou filtro de café)
Pilão (de cozinha)
Garrafas pet 200 ml (duas) e Barbante (aproximadamente 10 cm)

Procedimento
Triture as folhas no pilão, agregue o álcool e misture bem. Coloque a mistura com cuidado na garrafa pet recortada (conforme modelo). Recorte um pedaço de papel de aproximadamente 6 cm de comprimento, a largura deverá ser o suficiente para passar pelo gargalo da garrafa pet, prenda o papel ao barbante, introduza-o pela boca da garrafa até o papel encostar no líquido e prenda o barbante fechando a garrafa com a própria tampa. Os alunos devem observar que a maior quantidade de pigmentos é de clorofila a, identificados pela cor verde. A clorofila a é um fator indispensável à fotossíntese por parte das plantas, daí a afirmarmos que todas as plantas são verdes pela sua necessidade de fotossíntese. Mas e plantas que apresentam outras cores? Flores de cor diferente ao do verde, estas estruturas não possuem clorofila a? São incapazes de promover a fotossíntese?










Para responder a esses questionamentos os alunos usarão as estruturas vegetais (folhas ou flores) de cores diferentes ao do verde, repetirão todo o procedimento da experiência anterior e compararão seus resultados.

Formas de avaliação
Confrontação entre ideias prévias/hipóteses iniciais do aluno com o registro de seus conhecimentos e opiniões ao longo do semestre.
Registros e relatórios das atividades investigativas elaborados individualmente e em grupo, considerando: adequação conceitual e do uso da linguagem científica, organização das informações. Acompanhamento dos trabalhos dos alunos durante as atividades práticas.